sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O segredo para pregação poderosa (Dr. David Murray)

Tradução do artigo The secret to powerful preaching do Dr. David Murray



Não há segredo algum por detrás da pregação poderosa - além da oração em segredo. O maior erro que podemos cometer como pregadores é pensar que podemos aprender a pregar de forma poderosa nos livros, seminários, ou palestras sobre pregação. Não, para que a pregação seja poderosa ela deve ser precedida, acompanhada, e seguida de oração.

É a oração que dá realidade aos nossos sermões. Ela faz Deus real para nós - Sua santidade, Seu poder, Seu amor. Ela faz o pecado real para nós. Ela faz o céu e o inferno real para nós. Ela faz a eternidade real para nós. Tal realidade transforma meras conferências, palestras e estudos bíblicos em sermões vivos, que promovem mudança de vida. Isso não pode ser aprendido nos livros, produzido artificialmente ou imitado.

É uma péssima experiência se dispor a pregar sabendo que você mal ourou a respeito do sermão; que você gastou muito tempo preparando o sermão e quase não gastou tempo preparando a si mesmo. Poucas coisas drenam o poder de um sermão quanto uma preparação de uma pregação sem oração.

Eu tenho certeza que todos nós oramos em alguma medida antes de iniciarmos a preparação do sermão, e, eu espero, em períodos regulares durante o processo de preparação. Mas, e sobre orar quando completamos a preparação? Eu receio que freqüentemente nós simplesmente pegamos o nosso sermão concluído e corremos para o púlpito com ele.

Ore antes de pregar

Eu sugiro que se gaste um bom tempo (talvez 15-30 minutos a princípio?) em oração sobre o seu sermão antes de pregá-lo. Revise cada seção aplicando-o a si mesmo.
  • Se você for ensinar uma virtude, ore pelo desenvolvimento dessa virtude na sua própria alma.
  • Se você for pregar sobre um pecado específico, confesse os seus próprios pecados nessa área.
  • Se você for ensinar sobre a pessoa de Cristo, gaste um tempo adorando a Cristo por este determinado aspecto do Seu caráter.
  • Ore pelo correto espírito e estilo, para cada seção. (Tente sentir o sermão em sua própria alma.)
  • Ore por coragem em cada seção onde o temor dos homens possa intimidá-lo.
  • Ore para que você seja poupado da ira se você estiver condenando um determinado pecado na sua congregação.
  • Ore pelas pessoas que você pretende endereçar em partes específicas do sermão.
  • Ore para que Deus o ajude a antever como certas pessoas possam entender mal o que você irá dizer.
  • Ore por ajuda com o tempo.
  • Ore por ajuda em seções complicadas.
  • Ore por ajuda para identificar quais assuntos ficarão de fora.
  • Ore por ajuda para lembrar a mensagem.
  • Ore para que o Espírito de Deus lhe conceda pensamentos e palavras extras que você não preparou.


Ore depois de pregar

É um bom hábito separar-se para orar assim que você chegar em casa, antes de se distrair com outros compromissos. Sua oração deve ser ou de agradecimento ou de confissão. Ela poderá ser um pedido por mais humildade ou mais encorajamento. Contudo, também deve ser sobre aqueles que o ouviram, para que a semente lançada seja protegida e regada e que produza frutos vindouros. Porque é que nossas orações antes da pregação são geralmente mais longas e mais usuais do que as nossas orações depois da pregação? Em parte pode ser que seja pela cansaço natural dos nossos esforços. Mas, as vezes, possa ser simplesmente porque o nosso próprio ego e reputação não estão mais em jogo!

Ore durante a pregação

Nós devemos cultivar a prática de não somente orar antes e depois da pregação, mas também durante. Depois de cada seção, ou talvez até antes de cada subseção, o pregador deve brevemente pausar e em silêncio orar que para Deus abençoe o que acabou de ser dito e para que Ele guie o que ainda está para ser dito. Se você usa anotações, porque não inserir a palavra "ORE" entre cada ponto do esboço para lembrá-lo? Em breve isso se tornará um hábito inconsciente e espontâneo. Orar durante o sermão nos lembra da nossa necessidade, mas também de que não estamos sós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário